Como Testar Capacitores

Testar um capacitor usando o multímetro analógico.


O primeiro passo é descarregar completamente o capacitor . para descarregar utilize um resistor de 100 Ohms, encoste os terminais do resistor nos terminais do capacitor sem toca-los, é comum encontrar instruções que indicam um curto direto no capacitor para descarrega-lo, porem esta pratica pode ocasionar danos ao dieletrico tornando o componente inutilizavel. 

Com o capacitor descarregado, ajustar o multímetro para escala de resistência adequada ao capacitor em teste (ver abaixo). Ligue os terminais multímetro aos fios de capacitores. Para capacitores electrolíticos o terminal positivo do multímetro deve ser ligado ao terminal positivo do capacitor e o terminal negativo do multímetro para o terminal negativo do capacitor. Para outros tipos de capacitores, a polaridade não é um problema.

Para medir capacitores acima de 10000 uF use a escala X1.
Para medir capacitores entre 1000 uF a 10000 uF use as escalas X1 ou X10.
Para medir capacitores entre 100 uF a 1000 uF use as escalas X10 ou X100.
Para medir capacitores entre 10 uF e 100 uF use as escalas X100 ou X1K.
Para medir capacitores entre 1 uF e 10 uF use as escalas X1K ou X10K.
Para medir capacitores entre 100 nF e 1 uF use as escalas de 1K ou 10K ou 100K.
Para medir capacitores entre 1nF e 100 nF use a escala de 100K.
Para medir capacitores abaixo de 1 nF use a escala de 100K

No momento em que você conecte os terminais multímetro para os fios do capacitor, a agulha multímetro vai passar a zero e, em seguida, lentamente, mover em direção ao infinito e se estabelecer lá. Isso só acontecerá se o capacitor em teste é saudável.
  • Se o capacitor em teste é curto, a agulha multímetro vai para zero e permanecer lá.
  • Se o capacitor sob teste está aberto, a agulha não irá mover multímetro (permanecerá na posição do infinito, que é a posição inicial dos multimetros analógicos).
  • Se o capacitor em teste tem vazamento, então a agulha vai primeiro desviar a zero, e depois, lentamente, mover em direção ao infinito e vai parar em um ponto antes do infinito.

Com este teste não é possivel verificar o valor do capacitor, mas apenas se ele não está aberto, se está com fuga ou se está em curto, é possivel comparar a leitura do capacitor em teste com outro do mesmo valor em bom estado e verificar se há variações, porem para saber o valor exato é necessário o uso de um capacímetro.

0 comentários: