Teste de Diodo e Diodo Zener

Metodos para teste de diodos e diodo zener


Teste de diodo normal, usando um multímetro digital.

Para verificar um diodo de silício normal, usando um multímetro digital, coloque o seletor do multímetro  no modo de verificação de diodo. Conecte o cabo positivo do multímetro para o ânodo e o negativo no cátodo do diodo. Se multímetro exibe uma tensão entre 0,6 a 0,7, podemos supor que o diodo é saudável. Este é o teste para verificação do modo de condução do diodo. O valor apresentado é efectivamente a barreira de potencial do diodo de silício e as suas gamas de valores ,6-0,7 volts, dependendo da temperatura.
 Agora, conecte o cabo positivo do multímetro para o cátodo e negativo para o ânodo. Se o multímetro mostra uma leitura infinita (acima da faixa), podemos supor que o diodo é saudável. Este é o teste para verificação do modo de inversão de bloqueio do díodo.
Para testar os diodos de germânio, o procedimento é o mesmo, mas a tela será entre 0,25 e 0,3 V para indicar uma condição saudável de modo inclinado para a frente. A barreira de potencial para o diodo de germânio é entre 0,25 e 0.3V.When polarização reversa, o multímetro irá mostrar uma leitura infinita (acima da faixa) para indicar uma condição saudável.
Teste de diodo normal, usando multímetro analógico.

Para verificar um díodo de silício normal, usando um multímetro analógico, coloque o multímetro chave seletora na posição baixa resistência (digamos 1K). Conecte o cabo positivo do multímetro ao ânodo do diodo e o negativo do multímetro para cátodo do diodo. Se o medidor mostra uma leitura de baixa resistência, podemos supor que o diodo é saudável. Este é o modo de teste para verificação polarizado do diodo.
Agora coloque o multímetro chave seletora na posição alta resistência (digamos 100K). Conecte o cabo positivo do multímetro para o catodo do diodo e negativo ao ânodo do diodo. Se o medidor mostra uma leitura infinito, podemos supor que o diodo é saudável. Este é o teste para verificação do modo de inversão de bloqueio do díodo. O medidor mostra leitura de resistência infinita ou muito elevado, porque um diodo de polarização reversa, tem uma resistência muito elevada (normalmente na gama das centenas de Ohms K).

Testando diodo Zener.
As características de um diodo Zener são semelhante a um diodo comum . um díodo Zener 4.7V deve começar a conduzir só quando a tensão reversa aplicada apenas excede modo de polarização inversa 4.7V. O  diodo Zener pode ser facilmente ser testado usando o circuito dada resistência como o exemplo. R1 pode ser tipicamente 100Ohms.o  multímetro deve estar em escala de tensão baixa, lentamente aumentar a saída da fonte de alimentação variável e, ao mesmo tempo que observa a tensão indicada no multímetro. O visor multímetro aumenta com o aumento da tensão de alimentação de energia até que atinja a tensão de ruptura. A leitura do multímetro permanece estável, apesar da tensão da fonte de alimentação. Isto é porque o díodo zéner está agora na região de ruptura e a tensão sobre ele permanecerá constante, independentemente do aumento da tensão de alimentação e esta tensão constante irá ser igual à tensão de ruptura. Se a leitura do multímetro neste instante é igual à tensão de ruptura especificada pelo fabricante, pode-se supor que o diodo de Zener é saudável.
Durante a realização do teste, lembre-se de não ultrapassar a tensão de excitação de entrada a um ponto que obriga o diodo Zener de dissipar mais energia do que ele pode lidar com segurança. Normalmente a corrente através do díodo não deve exceder 10 mA.

1 comentários:

Quelqu'un qui ressent disse...

Gosto bastante desse blog. A linguagem acessível me conquistou. Parabéns.